Mercado Central de Santiago

clique para ampliar
clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar

Olá, vamos falar um pouquinho do Chile! A culinária chilena é incrível… Muitos peixes e frutos do mar frescos, que eles criam e exportam para todo o mundo devido ás águas geladas do pacífico. Dos produtos usados nos acompanhamentos destaca-se o milho, a batata, a cebola, e as frutas como o abacate. Com essa qualidade de ingredientes, a cozinha do Chile torna-se simples, com receitas fáceis e nem por isso menos saborosas e sofisticadas.

Para conhecer de perto essa cozinha eu recomendo o Mercado Central de Santiago, que existe desde 1872, onde podemos conhecer todos os tipos de peixes e frutos do mar típicos, além de utensílios chilenos nas lojas e comer em um dos muitos restaurantes que ficam ali mesmo. Apesar de extremamente turístico e com uma certa agressividade em conquistar clientes (os garçons de um mesmo restaurante brigam para nos atender), acho uma experiência muito válida para quem vai a Santiago.

Um fruto do mar típico do Chile é a Centolla, um caranguejo gigante, que encontramos em todo canto desse Mercado. Mesmo bastante disponível esse prato é o mais caro e o preço varia de acordo com o tamanho da Centolla. Eu pedi uma média, que serve bem 2 pessoas e custa quase 300 reais!!! Tem bastante carne, bem branquinha, que o garçom abre na nossa frente, com um espetáculo a parte. Acompanha um azeite com alho, arroz, batatas fritas e salada.

clique para ampliar
clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar